sábado, 22 de novembro de 2008

as emoções e as partidas I



Estes últimos dias foram maning emotivos por várias razões, uma delas foi a partida do meu amigo Vincent. Conheci o na Beira cidade. Ele já trabalhava lá há 4 anos, através da cooperação francesa e o seu trabalho era dar formação de francês aos professores Moçambicanos. Ele é belga-francês. Passou aqui por Maputo uns 3 dias, antes de sair de Moçambique. Combinei com ele e com amigos dele franceses que moram cá, sairmos. Almoçámos no mercado do peixe, onde há peixe fresquinho e cerveja gelada. Ficámos pelo menos 3 horas e como tinhamos um peixe de 7kg para devorar, nem conseguimos acabar, apesar de sermos 5, 4 homens e eu. Eles não comem assim tanto.

Apareceu o Ptiluc, um amigo do Vincent que está cá de passagem em Maputo, é francês e veio para fazer a viagem na sua BMW 1000 África acima até França. O seu job é cartoonista.
O Ptiluc ganha a vida a desenhar cartoons com estórias, tal como este que se vê aqui do mercado do peixe em Maputo. Tem um talento engehoso. É magro, de média estatura, tem 52 anos e é filho das revoluções, a da Algéria, apesar de ser aliás Belga e não Francês. Tem viajado de mota por África, sobretudo a África oeste, os países francófonos.
Quando saímos do mercado, deu me boleia até casa, mas propos que fossemos os 4 montados na mota :)...

Sem comentários: