sábado, 22 de novembro de 2008

as emoções e as partidas IV


Terça feira, escola e aula de Português para estrangeiros...safei me às 12h45 e fui encontrar no Mundos a Cat e os seus 3 colegas. Almoçámos fomos tomar café à minha casa (mesmo ao lado do Mundos), que eles não conheciam. Gostaram da sala grande, da luz, do café....tirámos fotos e dissemos parvoíces e bazámos. Eles acompanharam-me parte do caminho para a escola, visto que o Polana Hotel fica próximo da minha escola e eles partiam nesse dia. Mais uma partida, mais uma angústia dissimulada da minha parte.

Combinei com o Ptiluc à tarde para tratarmos do seu pneu na garagem. Fomos e depois parámos no "Waterfront", um restaurante na marginal, com mesas de madeira e velinhas pequenas nas mesas, um barzinho e um ambiente informal e diversificado. Ele partiria para Inhambane no dia seguinte. Inhambane fica a 500 km norte de Maputo e na costa. Ali há uma praia incrível que se chama Tofo e pode se fazer mergulho. Ele tem lá uns amigos franceses e vai fazer uma reportagem para uma revista francesa sobre mergulho (aproveita várias coisas na sua viagem - o mergulho, os desenhos, as estórias, as fotos, os corais, o artigo para a revista e rever os seus amigos). Depois ele sobe até à Ilha de Moçambique, fica aí alguns dias também e volta a subir pela Tanzania, Quénia, Sudão, etc... Se tiver sorte continua a viagem até ao Chad (Centro África), senão deixa a sua mota aí no Chad e apanha um avião para o sul de França onde vive.

O Ptiluc mostrou me fotos no seu Mac, da mulher, da filha adoptada (filha da sua mulher), de quando era novo e algumas mais. Falámos sobre religião, sobre a consciência, sobre as pessoas, sobre a vida, sobre...sobre....muito bom...partilhar ideias e ideiais, sobretudo se tens empatia!!!!

Apareceu uma amiga dele, conhecida de outros tempos e lugares, filha de Portuguesa e de Angolano. Muito nice por sinal. Encontro relâmpago!!!! Ela tinha de sair. Gostei de observar, como dois amigos se encontram passado tanto tempo noutras circunstâncias agora! Eu tirei lhes uma foto...Como ele disse que tem dificuldade em lembrar se das caras que encontra na vida, pedi-lhe para me tirar uma foto. Qual paparazi, não acabava mais, devido á falta de luz, e eu sem maneira de posar. Não gosto de pose....montámos na moto e ala que se faz tarde, rumo a casinha. Que regalada que estava, mas que inquieta também!!!! Despedimo-nos com um até ao México!!!! E umas mãos apertadas fortemente, fruto de uma amizade recém adquirida...O nosso amigo Vincent (Belga-Francês), vai viver para o México a partir de Janeiro. Não gosto de despedidas, desejei boa estrada e disse-lhe que não tinha tido medo de ser sua pendura, que ele conduz "doucement", é um elogio vindo da minha parte e o Ptiluc sabe porquê. Virei costas e segui para o meu prédio, com o coração apertado...mais uma partida....virei me e ele já ia conduzindo "doucement", acenámos as mãos.....


Sem comentários: