terça-feira, 7 de abril de 2009

Manjacaze

Este teclado nao tem acentos........Estou a 5 horas norte de Maputo, numa vila que se chama Manjacaze. Os ultimos 40 quilometros, sao em picada, terra batida. Fica a 1h15 do mar, faz calor. A viagem de chapa, género mini bus, é desconfortavel, porque nao podes dobrar as pernas, tens um banco à frente, pessoas num lado e sol do outro. Todos trazem grandes sacos de farinha e outros géneros alimentícios.
Vim para casa das irmas concepcionistas, que tem uma casa enorme, com quintal e jardim, e um centro social, nutricional aqui para as maes e crianças. Agora nao tem maes e so tem apenas uma criança que é o pequenino, que tem 4 anos, mas corpo de 2 anos, muito alegre e entende bem changane e portugues. Tem mais dois meninos de 14 anos, mas com corpos de 10 anos, que as irmas estão a ajudar tambem, mas andam na escola e tem bom ar, apesar de pequenos. Eles quase nao percebem o meu portugues, falo palavras e nao frases inteiras. Ambos estao na 1 classe, nao sei o que lhes aconteceu antes.
O nome proprio do pequenino é Madeira, nome apelido, e como ele é mesmo pequenino, chamam no pequenino....hei de voltar a falar dele, dos outros meninos e do trabalho delas.

Sem comentários: