segunda-feira, 13 de abril de 2009

As saudades da cultura contemporânea de Lisboa

Apesar de gostar de viver em terras Africanas, tenho saudades do Ocidente e da Europa. Saudades de ir ao teatro Português, alternativo, o do Bairro Alto, o da Trindade, o São Luíz....dos actores Nuno Lopes, da Ana Moreira e tantos outros jovens actores talento....saudades de por óculos escuros e deambular no Chiado, na Baixa, na Bica...de ir a uma esplanada e ler o Expresso e a Única, ou a Gente, ou a Caras, ao sol, sem barulhos e bem tranquila....saudades de ir ver uma exposição contemporânea (pintura) ao CCB, saudades de ir ao King ver filmes Europeus, saudades de Lisboa, do cheiro de Lisboa...muitas saudades de passar incógnita nas ruas, sem ninguém dar por mim, sem ninguém a pedir me guita, sem que ninguém olhe de cima para baixo para mim para ver o que visto, de que forma é o meu corpo....como me atrofia este observar por observar, esta curiosidade que toca o malicioso...e que é geral, e que faz parte da cultura do povo Moçambicano...entra por mim.....e faz me sentir invadida....mas já aprendi a desvalorizar, a desdramatizar, a relativizar....olhando em frente e alheando me desses olhares. Concentrando me naquilo que tenho para fazer ou aquilo que vou fazer a seguir, ou simplesmente olhando arquitecturas na cidade, "pondo a cabeça a viajar"....se já sou distraída por natureza, então tento ser ainda mais distraída e abstrair-me de banalidades rotineiras feitas através dos olhares alheios.

1 comentário:

Muttley disse...

Estás a precisar de vir respirar LX. Em junho começam os concertos.
cá te espero.