terça-feira, 7 de abril de 2009

Manjacaze I

A irma Emilia chegou de viagem, a minha amiga Portuguesa. Esteve 1 dia em Maxixe, província de Inhambane, a cerca de 5 horas norte litoral daqui, onde as irmas tem outra casa e trabalhos. Aqui as irmas tem galinhas e coelhos. Fomos as duas ver os coelhos e ela verificou que um estava com os olhos praguejados de pulgas miudinhas. Arranjou cinzas e misturou óleo, fazendo uma papa. Mexeu bem e com os dedos pos a mistura nos olhos, nariz e pescoço do coelho. O coelho esta tao magro, as pulgas como que chupam o sangue do animal, deixando o de rastos. Mudamo lo de casinha de coelho e demos lhe ervas secas para que coma e nao faça diarreia. Vamos ver se vai sobreviver.
Depois levei o pequenino ao mercado, eu tinha de comprar um sabonete, ando a tomar banho desde ontem com champô, e precisava tambem de credito para carregar o telele. O pequenino andou que nem homem, sem tropeçar e muito curioso com o movimento a sua volta. O mercado fica pertíssimo da casa das irmas. Eu era a única branca nas imediaçoes, mas devem estar habituados a ver de vez em quando brancos...
Manjacaze tem apenas mercado, igreja, correios, o banco BIM, um hospital rural, a casa das irmas que tem o centro nutricional, uma farmácia e penso que é tudo....claro que tem uma pracinha como todas as vilas cá. Voltámos para casa, as irmas Moçambicanas descascavam mandioca no quintal. O pequenino tomou banho dentro de um alguidar grande e foi dormir, porque hoje à tarde nem fechou olho.

1 comentário:

JCarolino disse...

Uauuuuuu
estás a viver isso?
não entendi...

bjs
joao