quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mandlakaze II

Mandlakaze quer dizer Manjacaze em changane, dialecto do sul.
De manha fui com a irma Emilia e irma Dália ao banco e a cadeia. Na cadeia falamos com o guarda que elas já conhecem...o intuito era combinar um almoço oferecido pelas irmas para Sabado de Pascoa. Os reclusos sao cerca de 88. A irma ficou admirada com o aumento de reclusos. Parece que vem de uma terra aqui por perto, onde a criminalidade sente se mais através, segundo ele, dos homicidios e dos furtos. Mas na verdade, nestas terras, por roubares um pao, és quase morto pelo povo, se tiveres o azar de seres apanado....
Antes do almoço, esta a pensar arranjar uns jovens para falarem e conviverem com eles. É uma forma diferente para eles de viverem a Páscoa, através da presença e testemunho delas. Elas estao nesta terra há 15 anos, o seu trabalho é conhecido.
Cá em casa as irmas Moçambicanas andam a fazer folares e bolas salgadas. A casa tem um cheiro bom a bolinhos, toda a casa....também os jovens andam nos ensaios das danças para a via sacra de sexta feira, a morte de Jesus, mesmo aqui ao lado de casa, num descampado murado onde será a missa campal desta Pascoa.

Sem comentários: