quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Paga-se a multa e vê-se a mota por um canudo

No dia seguinte, lá fui eu pagar a multa ao guichet, fiquei numa fila....quando vejo uma cota e um jovem a meterem se à frente do jovem à minha frente....e disse a este: então deixas passar?
Ele responde: eles estavam sentados ali a guardar lugar....e os outros olharam e assentiram com a cabeça....eu disse: ah agora, guarda-se lugar sentado???!!! Está bem....resignei-me, porque não dá para discutir mais, senão a cabeça fica toda lixada.....passados minutos intermináveis, dá se a mesma cena, desta feita com uma mulher de meia idade que se enfia toda lampeira à frente de alguém: Ó minha Senhora, mas está a ir para onde (digo eu)...ela olha pra mim e diz o mesmo que os outos disseram....aqui já começei a encher....pedi ao moço à minha frente para guardar o meu lugar e bazei para o gabiente do Chefe Jonas (atenção que este tinha dito nessa manhã a uma funcionária para eu me dirigir ao guichet 10, onde ele se encontrava a trabalhar)...
tu viste-o? pois eu também não...Quando queria entrar pelo gabinete dentro, fui impedida no corredor por um par de mamas pertencentes a uma Senhora, que não me deixava passar, dizendo que ela estava ali à espera....a porta abriu-se e foi a minha deixa....Ó Chefe Jonas, mas eu estou nos guichets para pagar há tanto tempo, passam à minha frente e nada...o que se passa? E ele: Ah, é a menina de ontem, não é??? Pega no telefone e diz: Ó Cruz atende lá aquela Senhora da multa....Obrigada Chefe...e bazei....voltei ao meu lugar da fila...e por coincidência era a minha vez...O Cruz já lá estava do lado de dentro, com o meu processo e a Sra da Ciaxa também, claro....não é que faltavam míseros 10 meticais, (preço de umas quantas pastilhas) para pagar a multa? E eu digo: desculpem lá esse dinheiro, acabo de pagar milhares de meticais e não me querem desculpar 10 meticais???
Não, não dá, não vê as pessoas atrás de si, arranje o dinheiro...entretanto como os Moçambicanos são por natureza maningue cuscos, bué, mas bué mesmo....estavam a comentar aquilo que eu estava a pagar e aquilo que faltava (os que estavam atrás de mim)....eu disse à Sra da Caixa: Ok, vou pedir para a rua....bazei.....fui apanhar ar....ali à porta, ver pessoas, fumar um cigarro, fazer tempo para mim, seria fácil pedir esse dinheiro....quando apareceu uma miúda que me disse:
já arranjaste os 10 met? Ela tinha presenciado a cena.... Toma lá....eu agradeci... e fui logo dar esse dinheiro...recebi os recibos todos e bazei dali.....
Quando "encontro" a mota que tinha experimentado há 15 dias. Estava estacionada à porta da Migração e o Dono (achava eu) por perto. Perguntei-lhe: A mota é tua? Ele disse, sim comprei-a ao Flávio. E eu disse: eu sei, eu estava interessada também nessa mota, mas ele pedia muito dinheiro por uma mota com 120 mil Kil, cerca de 500 euros, uma enduro chinesa, 200 CC. Mas com bom motor.....coincidências...esta cidade é pequena....
O Patife do Flávio disse que vendia me a mota, e estava a prepará-la: piscas, bateria, o que é essencial, quando aparece este gajo dá o dinheiro que o Flávio quer e o patife vende -lhe a mota....na boa, esquece-se que a tinha prometido para mim. Mas nesta mesma altura, fui aconselhada a não comprá-la, mesmo por um preço mais baixo (por Moçambicanos motoqueiros que percebem de motores)...enfim....paciência pra tudo.....mas com o DIRE à vista, apesar de andar a pé, de boleia e de chapa.

Sem comentários: