sábado, 22 de novembro de 2008

as emoções e as partidas III


Entretanto a Cat, minha amiga estava chegando na segunda passada de Lisboa, em trabalho. É hospedeira. Já não a via desde Setembro, quando esteve cá em voo. Mais uma chegada e mais uma partida.
O Ptiluc também estava a prever partir rumo à sua viagem, terra acima na Quarta. O Vincent já tinha ido nessa segunda de manhã. O Ptiluc deu me boleia para o "Zambi". Restaurante muito nice, parece que estamos na Europa (confirmei depois)...Cheguei encharcada, chovia muito, mas encharquei me tanto na minha gialing acelera na Beira este ano, que para mim até era uma benção. O Ptiluc preferiu bater em retirada. Não faz o género dele ir jantar com pessoas (que não conhecia num restaurante chique, além disso ele come "light" à noite). Fui ter com a Cat ao "Zambi", onde estava com toda a tripulação da TAP. Levei 2 amigos, o Denis (amigo Francês que vive cá na cidade) e o Trevor (cinquentão Sul Africano) que partilha o flat com o Denis. Assim, juntámo-nos aos Tugas recém-chegados. Lulas grelhadas e camarões, as novidades da minha familia e amigos, o clima em Lisboa e outras informações sobre a vida pessoal. Saímos dali e fomos tomar um chá e bolos a casa do denis com a Cat e 3 colegas. Recebi revistas tugas, jornais, cartas de jogar, lápis de cor, bolachinhas, castanhas, as minhas calças que pedi à Mãe.....que bom, eu estava radiante !!!!!!!

as emoções e as partidas II


No dia seguinte fomos os 4 (os franceses e eu) comer uma pizza. O Vincent iria sair para Joburg (Joanesburgo) no dia seguinte. Despedi-me....mas quando cheguei a casa já estava angustiada, um nó na garganta.

Como o Ptiluc precisava de ajuda para procurar um pneu e eu ajuda dele para ver uma mota trail em 2ª mão, combinámos encontrarmo-nos. Chovia maning, então ficámos no Mundos a fazer tempo bebendo uma cervejinha. Perguntava-lhe qual o objectivo da sua viagem. Respondeu: esvaziar a cabeça....vider ma tête...

Ainda são muitos quilometros, desde aqui até França. Sózinho!!!! Teria de haver um propósito, não? Quando só chovia miúdinho, fomos a uma garagem e apesar de ter o meu impermeável, as minhas claças ficaram molhadas, mas já o Ptiluc ficou na boa, com o seu fato macaco impermeável. Lá conseguimos que montassem o pneu na roda da mota.



as emoções e as partidas I



Estes últimos dias foram maning emotivos por várias razões, uma delas foi a partida do meu amigo Vincent. Conheci o na Beira cidade. Ele já trabalhava lá há 4 anos, através da cooperação francesa e o seu trabalho era dar formação de francês aos professores Moçambicanos. Ele é belga-francês. Passou aqui por Maputo uns 3 dias, antes de sair de Moçambique. Combinei com ele e com amigos dele franceses que moram cá, sairmos. Almoçámos no mercado do peixe, onde há peixe fresquinho e cerveja gelada. Ficámos pelo menos 3 horas e como tinhamos um peixe de 7kg para devorar, nem conseguimos acabar, apesar de sermos 5, 4 homens e eu. Eles não comem assim tanto.

Apareceu o Ptiluc, um amigo do Vincent que está cá de passagem em Maputo, é francês e veio para fazer a viagem na sua BMW 1000 África acima até França. O seu job é cartoonista.
O Ptiluc ganha a vida a desenhar cartoons com estórias, tal como este que se vê aqui do mercado do peixe em Maputo. Tem um talento engehoso. É magro, de média estatura, tem 52 anos e é filho das revoluções, a da Algéria, apesar de ser aliás Belga e não Francês. Tem viajado de mota por África, sobretudo a África oeste, os países francófonos.
Quando saímos do mercado, deu me boleia até casa, mas propos que fossemos os 4 montados na mota :)...

domingo, 2 de novembro de 2008

Video EU ACUSO

A Plataforma das ONGDs Portuguesas lançou um video publicitário para mediatizar a diferença entre África e Europa. Os muros reflectem as barreiras entre os dois continentes.
Os compromissos não têm sido compridos...
a espreitar:

sábado, 1 de novembro de 2008

Life here and there


Cada vez acredito mais nas pessoas e que a vida tem um propósito ou um sentido a seguir. Estamos cá por alguma razão. Damos e recebemos. Iremos sempre receber, mesmo se demorar mais tempo, ou não for logo de imediato.

Nos últimos tempos não tenho rezado, nem falado com ELE, mas ELE está lá e eu sinto isso.
Pergunto me às vezes o que ando a fazer, que vida tenho, o que acontecerá, mas secalhar o melhor mesmo é viver o aqui e agora, é viver o presente e viver bem. Dar o melhor de mim para mim e para os outros, o resto virá por acréscimo. Assim faz sentido, assim existe um propósito de existência.

A minha existência nos últimos meses tem sido rodeada de crianças, no trabalho e em casa.
Faz me pensar, faz me sentir e faz me imensamente bem. Faz me sentir útil, mas sentir querida, faz me sentir que existe um sentido em tudo isto.

Se acreditar mais nas pessoas e depositar mais confiança nelas, receberei mais...tudo com sensatez.

Tenho saudades da minha Lisboa, da família, dos amigos, da minha casa. Aqui, em Maputo, não me sinto em casa, mas estou bem, o tal propósito existe e faz sentido. Alguma coisa que ainda não descobri em profundidade, mas que me dá um gozo, e bem estar.



Halloween e weekend

Sabado de manhã, café Paraiso, net, jornal e trabalho.

Ontem à noite comi ostras pela primeira vez no Clube Naval, regado com vinho tinto.

Ontem foi o Halloween na escola, houve desfile de máscaras e concurso do doce mais horrendo e mais gostoso. Os miúdos adoraram. Os professores também.